Aos fanfarrões de plantão, que pensam que o lugar mais longe do mar fica em MG, não fica em Minas Gerais, até porque Cabo Frio é logo ali. O ponto mais distante de um oceano fica na China. Mais precisamente, no deserto de Dzoosotoyn Elisen, no extremo noroeste da província autônoma de Xinjiang. Está localizado a 2.648 km do mar.
Por ser o local mais distante do oceano, ele é chamado de “polo de inacessibilidade”. Trata-se de uma região árida circundada por altas montanhas. “Tais adversidades físicas desencorajaram a ocupação mais intensiva dessa região, que constitui um expressivo vazio demográfico”, explica o professor do departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora Roberto Marques Neto. Em miúdos, não tem viva alma por lá.
Dzoosotoyn Elisen é um lugar para caras durões. Ele faz parte de um cinturão desértico ao norte do Himalaia, a cordilheira mais barra-pesada do planeta. O oceano mais próximo, para piorar, nem é o esverdeado e paradisíaco-em-diversos-pontos Índico, mas Glacial Ártico. Para chegar até lá, você precisa atravessar o vasto território russo. Quase tão tranquilo quanto a fila da tirolesa no Rock in Rio 2013.
Fonte:http://super.abril.com.br/blogs/oraculo/category/geografia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário